Total de visualizações de página

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Amamentação de gêmeos

Sempre tive certeza de que quando tivesse meus filhos iria amamentá-los até quando pudesse. Além dos benefícios nutricionais indiscutíveis trazidos pelo leite materno e acho a  sintonia entre mãe e filho nesse momento fantástica! Mas a hora da aventura está chegando e o medinho está batendo. Será conseguirei amamentar exclusivamente duas criaturinhas famintas?

Todos sabem que a amamentação no princípio é bem difícil. Muitas vezes ela vem acompanhada de dor, inflamação, rachadura nos seios... E se um bebê mamando é suficiente para que isso aconteça, imagine dois? Além do mais um recém-nascido precisa se alimentar a cada 2 ou 3 horas e cada mamada leva em média 30/40 minutos (sendo otimista), isso significa que se eu amamentar um bebê de cada vez ficarei praticamente o dia todo amamentando?! Minha Nossa Senhora do Perpétuo Socorro!!! Preciso de dois peitos de borracha!!!

Então, venho buscando informações que possam ajudar nos iminentes períodos de loucura. Teoricamente a melhor solução é amamentar os dois ao mesmo tempo. Tudo bem que minha atenção será dividida, mas em compensação terei um tempinho livre para descansar (o que duvido muito). Maaaas... será que as crianças terão o mesmo ritmo? E se uma estiver com fome enquanto a estiver dormindo, terei que acordar a inocente para que ela possa mamar também (mesmo sem vontade)?

Separei algumas dicas do Baby Center que, sem dúvida, serão de grande valia.



Vou conseguir dar de mamar para os bebês ao mesmo tempo?
Sim, geralmente com a ajuda de almofadas especiais de amamentação para gêmeos ou travesseiros para dar apoio aos bebês e não cansar demais seus braços.

Uma vez que as crianças estejam com algum suporte, você pode tentar variar as posições para ver como todos se acomodam melhor.



Vou conseguir ter leite suficiente para mais de um bebê?
A lei da oferta e da procura se aplica às mães também, incluindo as de gêmeos ou trigêmeos. Se você der de mamar toda vez que as crianças estiverem com fome, pode confiar que seu corpo vai produzir leite suficiente.

A  quase a baixa produção de leite sempre pode ser corrigida com uma maior frequência de mamadas ou com a melhora da "pega" dos bebês nos mamilos. Se seus filhos estiverem no hospital e você não puder dar de mamar imediatamente, comece então a tirar seu próprio leite já no primeiro dia. Uma vez que o leite "desça", talvez seja mais fácil usar uma bombinha elétrica e tirar o leite dos dois seios ao mesmo tempo.


Como saber se os bebês estão mamando bem?
Há algumas maneiras caseiras para ter alguma idéia se os bebês andam se alimentando bem. Apesar de a desidratação em recém-nascidos ser rara, é importante saber quais são os sinais de uma criança que mama adequadamente para, do contrário, procurar o médico logo se alguma coisa parecer estranha com seus filhos.

Veja se:

• Os bebês mamam a cada duas ou três horas ou ao menos oito vezes por dia nas primeiras duas a três semanas de vida.

• Os bebês fazem cocô pelo menos três vezes ao dia, e as fezes têm uma coloração amarelo-mostarda por volta do quinto dia de vida.

• Você troca a fralda molhada dos bebês de cinco a seis vezes por dia (sete a oito se forem de pano). Como as fraldas descartáveis são bem absorventes, às vezes fica difícil saber se estão molhadas mesmo. Na dúvida, tire uma usada dos bebês e compare com uma limpa -- a usada tem que estar mais pesada. (Observação: fraldas molhadas por si só não são uma boa medida para saber se uma criança está recebendo leite suficiente. Um bebê desidratado pode continuar fazendo xixi, geralmente de um amarelo mais concentrado, por isso as fezes e o ganho de peso são sinais mais eficientes para averiguar se ele está bem.)

• Você consegue ouvir os bebês engolindo o leite enquanto mamam (procure ficar em um local silencioso).

• Seus seios ficam menos rijos depois de dar de mamar.

• Os bebês ficam calmos entre as mamadas. A irritação constante das crianças pode indicar que elas não estão recebendo leite suficiente.


Meus mamilos não vão ficar doloridos demais?
O aleitamento de gêmeos não provoca mais ou menos sensibilidade nos mamilos. O desconforto normalmente é provocado pela pega ou posicionamento incorretos, não pelo número de bebês amamentados.

Se seus mamilos estiverem doloridos, tente tratá-los com o próprio leite materno. Após amamentar, tire com as mãos algumas gotas de leite, espalhe-as ao redor do mamilo e deixe-as secar naturalmente por entre cinco e 10 minutos. O leite ajudará a curar rachaduras e a combater bactérias. Melhor ainda se puder fazer o leite secar sobre o mamilo sob a luz direta do sol, ou sob a luz de uma lâmpada incandescente de 60 W, a uma distância de cerca de 1 metro.


Vai sobrar algum tempo para mim?
É essencial que isso aconteça para que você tenha forças físicas e mentais para cuidar de seus filhos. Você não tem que estar na ativa 24 por dia. Na verdade, nem deve.

Se conseguir, durma quando os bebês dormirem. O sono é fundamental, principalmente quando se amamentam dois ou mais. Peça e aceite ajuda, a começar pela do seu parceiro, quando estiver cansada. Capriche também na alimentação e na hidratação.

Procure se afastar um pouco dos bebês indo dar uma caminhada, tomando um bom (e demorado!) banho ou até dando uma escapadinha para ler uma revista ou bater papo com as amigas.

Uma vez que tenha uma rotina de amamentação estabelecida, programe-se para sair com seu companheiro. Lembre-se de que vocês eram um casal e tinham um relacionamento adulto antes da chegada dos bebês.



Nenhum comentário:

Postar um comentário