Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Tudo sobre o primeiro mês do bebê

O choro do bebê

Se você acha que o seu filho é um bebê chorão e fica apavorada ao sinal de qualquer choramingo, relaxe. Ele é normal. "Um bebê saudável chora de uma a três horas por dia. O que ri o tempo inteiro é raridade. Só mesmo na capa da revista", brinca o pediatra Antonio Marcio Junqueira Lisbôa. É esse o argumento usado pelo médico – com sucesso – para acalmar os pais mais aflitos. A partir do terceiro mês, dependendo da personalidade da criança (e com direito a variação), o chororô tende a diminuir para uma hora diária. Mas como não se desesperar diante do filho aos prantos?

Em primeiro lugar, é bom saber: o recém-nascido chora para manifestar suas necessidades físicas e emocionais. É a maneira que tem para se comunicar com as pessoas, já que não sabe falar. Os pais levam um certo tempo para se ajustar ao mais novo integrante da família – e aprender a decodificar o choro da criança faz parte do processo. "Em geral, a maioria consegue identificar a causa logo nas primeiras semanas", garante o pediatra.

No início, é comum que os pais pensem que todos os choros são iguais. Aos poucos, porém, eles começam a perceber que freqüência, intensidade, duração e expressões faciais e corporais mudam conforme o motivo. O bebê com cólica, por exemplo, fica vermelho, agitado e movimenta as perninhas. Como traduzir o que seu filho quer dizer? A maneira utilizada por nove entre dez pais, a conselho dos especialistas, é a da eliminatória.

As mais comuns

As razões podem ser tanto físicas quanto emocionais. Cheque, então, todas as possibilidades: fome, fralda suja, roupas demais, de menos ou apertadas, dor, sono, cólica e até mesmo tédio. Embora passe a maior parte do tempo dormindo, o bebê também quer atenção, ou seja, colo. "Claro que a criança não tem de passar o dia inteiro nos braços da mãe, muito menos dormir com os pais. Às vezes, basta a mãe se aproximar do berço e dizer que está por perto. Mas, ao chorar, o recém-nascido deve ser atendido, pois isso lhe dá segurança", afirma o pediatra Lúcio Flávio Peixoto de Lima, do Hospital e Maternidade São Camilo. Segundo a terapeuta familiar e psicanalista infantil Anne Lise Scappaticci, da Universidade Federal de São Paulo, o bebê só faz birra por volta de 1 ano de idade. "De fato, ficar à mercê do bebê exige muito da mãe. A criança, entretanto, não tem condições emocionais para esperar. Ela não é uma exploradora, se chora é porque precisa", diz.

Temperamental

Por que alguns bebês costumam chorar mais que outros? "A questão é apenas de personalidade. Assim como os adultos, uns são mais tolerantes à dor ou ao desconforto do que outros", explica o pediatra. O ambiente também influencia — e muito. "Pais ansiosos têm dificuldade para acolher o bebê, que pode ficar angustiado e, conseqüentemente, chorar mais", acredita a psicóloga Anne Lise. Isso pode se tornar um dilema na vida de qualquer mãe: estou nervosa porque meu filho está chorando ou meu filho está chorando porque estou nervosa? Difícil responder. Mas, independentemente do que estiver incomodando o seu filho, o importante é manter a calma.

Fique atenta às mudanças de rotina. "Muitas visitas no mesmo dia, por exemplo, podem estimular a criança em excesso. E, se ficar passando de colo em colo, com certeza terá um sono inquieto à noite", diz Peixoto de Lima.

Nos primeiros meses, eles choram bastante. Não entre em pânico. Com um pouco de paciência e muita observação, logo você vai conseguir entender o que o seu bebê está querendo dizer nesses momentos
Acalme seu bebê

Você não precisa achar que tem a obrigação de entender seu filho logo nos primeiros dias, muito menos sentir culpa por isso. É uma questão de tempo. As dicas abaixo podem ajudar:

- O poder embalador das canções de ninar continua em alta. Não é à toa que as mães abusam delas para tranqüilizar as crianças há séculos.
- Balançar o bebê no carrinho ou distraí-lo dando uma voltinha pela casa. Às vezes, uma simples mudança de ares pode fazer milagres.
- Cuide de você mesma. Isso significa descansar sempre que possível e aceitar ajuda. Lembre-se: mães estressadas respondem com menos entusiasmo ao bebê.
- Nos primeiros três meses, cólicas são causa freqüente de choro. Algumas atitudes amenizam a dor do bebê, como
massagens nas costas e na barriguinha dele. 

Fonte: Revista Crescer

2 comentários:

  1. Oi sou nova por aqui!
    O primeiro mês é especialmente lindo, e de um conhecimento mútuo!
    Que saudades que já estou dos primeiros meses, agora meu baby fará 1 ano!rs
    Seja bem vinda se quiser conhecer meu blog, está inclusive rolando um sorteio bem legal por lá!!!
    Bjs
    Angi

    ResponderExcluir
  2. Ah,obrigada vc tb pela visita!
    Guria, tu vai ver quando eles nascerem, eu me incomodo bastante, mesmo sendo apaixonada pela gata!Os dois lados da moeda...
    bjs
    e volte sempre!

    ResponderExcluir