Total de visualizações de página

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maternidade sem culpa

Olá meninas! Bem que tenho tentado aparecer aqui, mas tá difícil! Meus bebês pensam que são maiores do que realmente são e não querem mais dormir à toa... hahaha

Pois bem, lembram daquela gravidinha que passou sua vida inteira sonhando em a amamentar exclusivamente até não sei quando, que queria em cuidar dos seus gêmeos sozinha e o tempo todo, que achava que mãe que é mãe não se estressa nem nunca se afasta das suas crias? Pois é, ela desapareceu bem como minha barriga! Agora a realidade é beeeem diferente...

Como havia dito, resolvi esperar os bebês nascerem para ver se realmente precisaria de babá, visto que tinha certeza que dava conta dos dois. Passei 17 dias cuidando deles praticamente sozinha, inclusive nas madrugadas.

O que aquela gravidinha não sabia era que dois bebês juntos choram ao mesmo tempo para mamar; Que nem sempre bebê limpinho e alimentado está afim de ficar deitadinho do berço; que na maioria das vezes é necessário mais de uma mamada (às vezes 3 ou mais) para o neném ficar saciado; Que recém-nascido acorda de 3 em 3 horas para mamar, e às 4 h da madrugada decide que já dormiu bastante; Que crianças não choram só por fome, por dor ou por frio, também choram por colo; Que a mãe precisa descansar para ter uma boa quantidade de leite; E finalmente, que mãe exausta demais não consegue sentir prazer em cuidar de seus rebentos (essa sem dúvida foi a lição mais difícil de aprender).

E sabem o que aconteceu? Descobri que vale mais à pena ser uma mãe feliz do que uma mãe perfeita! Hoje aqui em casa já tem uma pessoa que fica de 19 h às 7 h da manhã, que durante as madrugadas põe os bebês para arrotar, troca fraldas, dá complemento quando necessário, enquanto eu os amamento; Quando eu vejo que eles estão demorando para ficar saciados, ou quando preciso descansar dou um leitinho na mamadeira sem culpa; Às vezes saio para dar uma voltinha no shopping ou no supermercado enquanto meus bebês ficam sob os cuidados da avó e da tia, sem me sentir a pior mãe do mundo!Vou até sair com o marido no final de semana para comemorarmos 2 anos juntos!

O que aprendi com isso tudo é que nós mães, não devemos seguir paradigmas. Deixar de ser tão radicais e fazer o que nos faz mais felizes. Eu particularmente, estava tão exausta de seguir regras e cuidar dos dois bebês sozinha que não sentia mais prazer nenhum na rotina. Hoje, mais descansada e sem culpa, amamento muito mais, tenho mais paciência, aproveito mais a presença deles. Atire pedras quem quiser, pios tenho certeza que nenhum bebê se sente bem quando a mãe não está bem.

De brinde, uma foto deles no domingo, para vocês =)

10 comentários:

  1. Menina!!!
    Que lindos!!!!
    Parabéns pela duplinha, fiquei uns dias sem internet, fico muito feliz por vc viu!!!Que bom que deu tudo certo!
    Aproveite cada ajudinha que tiver! Principalmente nessa fase até os três meses, ,depois tudo melhora,os bebes ficam mais calmos, dormem mais...minhas bonequinhas já dormem a noite toda!As recompensas não param por ai viu...sorrisos e sons fofos fazem parte do nosso dia...enfim ser mãe de gêmeos não é facil,...mas é duplamente maravilhoso.Como disse antes, qualquer coisa é só falar viu!!!
    E quando tiverem maiorzinhos vamos marcar de nos encontrarmos vai ser uma festa!!!Imagine que fofo!!!
    Beijos duplos!!!

    ResponderExcluir
  2. Que linduxos seu bbs, sabe Luanda já me senti como vc , mas quando temos uma ajudinha tudo fica bem melhor...bjs

    maedesegundona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Luanda voltei aqui pra divulgar
    o blog do meu filhote aguardamos sua visitinha
    e não esqueça de comentar...bjs

    guguduartedasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, parabéns pelos filhotes!
    Estou te seguindo.
    Beijo,
    Roberta, mãe dos gêmeos Rute e Miguel (2 anos e 3 meses)

    ResponderExcluir
  5. Que lindos e que bocão!
    Realmente não é fácil mesmo! Mamães de multiplos são realmente guerreiras!
    Tem selinho pra vc lá no meu blog, quando puder passa lá!bjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, parabéns, pelos lindos filhos
    Já tou seguindo.
    Beijos,
    Marta, irmã do Daniel (5 anos)
    http://mundodomeudani.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Aii que coisinhas mais fofas !
    Adorei o post
    Concordo com tudinhooooooo !!!
    Nem mais uma palavra !
    beijããão

    ResponderExcluir
  8. Oi Luanda, primeiramente parabens pelas grandes benção, seus bebes sao muito lindos, que Deus abençõe sempre essa linda família que ele construiu.
    Você esta certissima amiga, estou contigo, devemos fazer o que achamos melhor para nos e para nossos pequenos, falem ml quem quizer, também sou desse time!
    Desculpe não ter vindo aqui antes, mas só hoje vi você em meus seguidores!
    Um forte abraços nos 3!

    ResponderExcluir
  9. Olá Luanda, me identifiquei mt com esse post, pq eu tbm não queria ajuda qdo meus meninos nasceram, pensei que iria aguentar, mas não deu, com relação a amamentação é bem cansativo, mas vale a pena, amamentei pouco, até 3 meses e hj sinto saudades!

    bjs

    ResponderExcluir
  10. ENDMITU .
    It's everywhere with ACKSACE - CKGER.
    ACE- EXTREME MINING with OLIVER NORTH- KARL ROVE.
    And EDWARD MEESE is going to finally get executed with DICCE CHENEY.
    TOOMITZA - CLAUS EGGER?
    " DAPANCAKES".
    And SOUL ASS.
    OSIRIS- HYDRA.
    It was with OBLEEZZ - ZETAS?
    People want WASHINGTON to pay.
    And they want the UNITED NATIONS held accountable .
    MATANDO to NYONDO .

    ResponderExcluir